
Baixe seu Ebook gratuito
Mudanças são inevitáveis no mercado B2B na próxima década. Mas o que essas mudanças significam para a integração B2B? No início do ano, compartilhamos previsões dos especialistas da Axway sobre o que o futuro pode reservar. Seis meses depois, aprofundamos o tema no Axway Summit. A mensagem principal: a integração B2B precisará se tornar um ecossistema mais simbiótico para que as empresas possam continuar a inovar e prosperar.
O que permitirá essa harmonia? São quatro elementos-chave.
1: Hiperconectividade
O número de fornecedores com os quais grandes marcas trabalham é impressionante. A BMW possui uma rede de 12.000 parceiros de negócios, enquanto a Walmart conta com 100.000 parceiros. Naturalmente, essas redes amplas, que só continuam a crescer, aumentam a complexidade dos ecossistemas B2B.
Plataformas de integração B2B que não são específicas de formato se tornarão mais integrais no suporte à conectividade geral. Assim, as empresas poderão suportar tanto formas tradicionais quanto modernas de transferência de arquivos a partir de um local central.
Também é sobre criar um ecossistema B2B mais aberto. Por exemplo, a indústria de viagens tem preços dinâmicos baseados em tempo e demanda. As empresas devem trabalhar com seus fornecedores para desenvolver modelos que suportem essas dinâmicas e incorporar esses elementos em seu ambiente B2B.
2: Inteligência Artificial
Em seu livro *The Coming Wave*, Mustafa Suleyman — CEO da Microsoft AI — cita um caso de uso empolgante da IA. Quando a inteligência artificial foi aplicada a um projeto de otimização de resfriamento de data centers multibilionários, os resultados foram uma redução de 40% no consumo de energia.
“Sede da civilização por tecnologias úteis e mais baratas é inesgotável”, conclui Suleyman – e isso é pouco provável de mudar.
Esse caso de uso é um indicativo do poder da IA em apoiar decisões de negócios. Aplicada de forma única em várias indústrias, a IA ajuda as empresas a compreender dados não estruturados e oferece recomendações úteis para otimização.
Na integração B2B, a tecnologia movida por IA desempenhará um papel fundamental em ajudar as empresas a prever de forma eficaz, enquanto aborda proativamente os problemas. O toque humano continuará sendo crítico na gestão estratégica das análises e insights de IA.
3: Flexibilidade, confiabilidade e segurança
Você sabia que analistas da McKinsey concluíram que 40% do que está incluído nas planilhas de TI se refere a custos para desenvolver soluções para problemas tecnológicos existentes?
Estatísticas como essas ajudam a explicar o crescimento esperado das soluções nativas em nuvem nos próximos anos. Embora impulsionadoras de escalabilidade, essas soluções suportam novos casos de uso de distribuição em uma escala global com sua elasticidade e acessibilidade.
Especialistas também antecipam grandes investimentos em segurança. Comprovado para diminuir a probabilidade de violações de dados, o modelo de segurança Zero Trust tornou-se o padrão para a integração B2B.
A ideia de nunca confiar, sempre verificar, influenciará como as empresas transferem dados — juntamente com a detecção de ameaças movida por IA para ajudar a proteger os ecossistemas EDI.
4: Sustentabilidade em primeiro lugar
Investir em iniciativas de sustentabilidade tem um custo. Mas, a longo prazo, é mais econômico, pois você pode consolidar recursos — com recursos compartilhados em nuvem sendo um exemplo.
Como mencionado acima, soluções em nuvem permitem hiperconectividade, escalabilidade e conformidade inteligente. Ter um ecossistema colaborativo para suportar transações B2B significa que as empresas podem gastar menos tempo mantendo data centers extensivos e intensivos em energia e mais tempo na inovação.
A centralização da integração B2B também apoia uma maior transparência na cadeia de suprimentos.
Por exemplo, se você é um fabricante, pode facilmente rastrear seu impacto ambiental e pegada de carbono em relação ao fluxo de materiais. Ser capaz de monitorar tal logística ajuda os fabricantes a reduzir seu impacto.
Esteja do lado vencedor na corrida do mercado B2B
Em 1958, a vida média das empresas listadas no S&P 500 era de 61 anos. Esse número caiu para 18 anos devido a aquisições, fusões e falências.
A triste realidade é que nem todas as empresas terão sucesso, especialmente no mercado atual. Mas quando você investe na modernização de sistemas críticos de negócios — incluindo a integração B2B — você se posiciona para prosperar na próxima década e além.
Sempre haverá razões para colocar os esforços de modernização em segundo plano. Pode ser uma questão de restrições orçamentárias, resistência à mudança ou falta de habilidades.
Na Axway, ajudamos as empresas a navegar por essas mudanças de forma flexível e com uma excelente experiência. Nossos especialistas trabalham com você para fornecer soluções de integração B2B econômicas e personalizadas que ajudam você a ter sucesso hoje e amanhã.
Autor
Colaborador: Stass Pertsovskiy
Diretor de Marketing de Produtos B2B na Axway
