Os agentes são o segredo da capacidade de gestão universal (ou federada) de APIs do Amplify da Axway. Eles são a razão pela qual a plataforma pode oferecer um plano de governança central para todas as APIs da sua organização, proporcionando uma única fonte de verdade sobre seus ativos digitais.
O que exatamente são esses agentes e como eles funcionam dentro do seu ecossistema de APIs para fornecer essa visão universal? E, mais importante, que valor eles trazem em comparação com outros frameworks de governança de APIs?
O que é um agente?
Os Amplify Agents são aplicações de software leves que rodam no host do plano de dados ou são hospedados/embutidos na Plataforma Amplify para certos ambientes nativos de SaaS.
Eles conectam seus planos de dados de APIs existentes, repositórios e plataformas de volta ao plano de gestão do Amplify. Eles usam as APIs existentes dos planos de dados-alvo para realizar funções importantes como:
- Descobrir novos elementos (APIs publicadas, Integrações, APIs em desenvolvimento)
- Provisionar novas assinaturas e credenciais de segurança no sistema-alvo
- Fornecer rastreabilidade do tráfego de APIs
- Verificar a saúde do sistema-alvo
A Plataforma Amplify depende de dois tipos de agentes, cada um com suas funções únicas:
Agentes de descoberta: automatizam o processo de encontrar recursos implantados em um ambiente (por exemplo, OAS 3.0, Async, WSDL etc.) e enviá-los para a Plataforma Amplify, onde serão automaticamente registrados no Service Registry.
Após serem publicados, os consumidores podem se inscrever para usar os ativos descobertos, momento em que o agente ajuda a provisionar essa inscrição nativamente no Gateway, bem como a gerenciar credenciais e a aplicação de cotas.
Agentes de rastreabilidade: coletam uso, métricas e metadados de transações do plano de dados e os enviam para a Plataforma Amplify para insights adicionais. Na plataforma, consumidores e provedores de APIs ganham visibilidade sobre o desempenho e comportamento dos ativos descobertos no plano de dados.
Por que os agentes são importantes?
Essa abordagem permite que as equipes de desenvolvimento usem a infraestrutura que fizer mais sentido para seu propósito. Equipes da AWS podem usar o gateway de API ou da AWS e o Azure pode usar o gateway do Azure… e a lista continua. O valor está em fornecer visibilidade centralizada de todos os ativos digitais em toda a empresa, sem ditar mudanças.
As abordagens de outros fornecedores incluem colocar um gateway proxy no caminho dos dados ou exigir a edição de políticas existentes, diminuindo o desempenho das APIs e introduzindo pontos de falha potenciais desnecessários.
Como o agente reside na mesma infraestrutura que o gateway, ele minimiza o impacto no desempenho e simplifica a instalação para gateways baseados em nuvem.
Vamos começar com um resumo dos agentes introduzidos anteriormente na Plataforma Amplify:
Gateways de Borda (Edge):
- Axway APIM
- MuleSoft Anypoint
- Apigee Edge APIM
- Software AG
Gateways de Nuvem (Cloud):
- AWS API Gateway
- Azure API Gateway
- Apigee X APIM
Infraestrutura:
- Istio
- Solace
Outros:
- Customizados / Comunidades
- Construídos por você
Mas há mais. Afinal, como você pode alcançar a gestão universal de APIs – desde a descoberta e catalogação até a publicação de APIs em um marketplace – se não for verdadeiramente universal?
A visão da Axway para a gestão universal ou federada de APIs é executada por meio de uma visão centralizada completa de todas as suas APIs, independentemente de onde estejam – agnóstica ao fornecedor, multi-nuvem (AWS, Azure…), on-premises, híbrida.
Por isso, a empresa oferece os seguintes novos agentes:
Gateways de Borda (Edge):
- Kong
- Software AG webMethods
Infraestrutura:
- Kafka Cluster
- Graylog API security
Repositórios:
- GitHub
- GitLab
A empresa compartilhou recentemente com seus clientes as melhorias da plataforma, focando brevemente em alguns desses agentes recém-introduzidos e como eles afetam as capacidades do Marketplace.
Agentes Embutidos do Apigee X: um agente de descoberta embutido precisa ser fornecido com um ID de Projeto do Google, Endereço de E-mail do Desenvolvedor e Conta de Serviço de Imitação (E-mail do cliente). O agente possibilita trazer todas as suas APIs do Apigee em menos de um minuto e permite que você obtenha insights sobre o uso dessas APIs.
Agente de Descoberta Embutido do GitHub: o agente embutido do GitHub precisa ser fornecido com um Token de Acesso Pessoal, Caminho do Arquivo, Filtros, Nome do Repositório e Proprietário do Repositório. Agora você pode trazer todas as suas APIs do GitHub em menos de um minuto e terá a capacidade de realizar validação de conformidade em APIs durante a fase de design.
Agentes Kafka: agentes de Cluster Kafka para Confluent Cloud/Confluent Platform possibilitam a descoberta de tópicos (como APIs Assíncronas) e a coleta de métricas de consumidores. Esses agentes possibilitam a descoberta de todas as suas APIs orientadas por eventos em uma única interface ao lado de outros tipos.
Com esses agentes gerenciando a interação com vários planos de controle/dados, podemos realmente enfrentar o problema da proliferação de APIs – e a configuração baseada em CLI fornecerá maior automação no nível empresarial.
O que vem a seguir para a gestão federada de APIs?
A Axway visa o suporte estendido a ambientes/infraestruturas, gestão de ciclo de vida de APIs e integração de simulações. Isso proporcionará visibilidade de ponta a ponta desde o design até a implantação, o status operacional, versionamento e desativação final.
Autor
Colaborador: William McKinney
Diretor Sênior, Marketing de Plataforma