AxTech Logo escura

Não há um estilo de API melhor do que outros, mas há uma melhor solução para todos eles.

Com a combinação de padrões tradicionais e estilos emergentes mais recentes, as empresas precisam trabalhar e gerenciar cada vez mais uma variedade de APIs. Isso faz parte de um movimento maior em direção a uma visão mais expansiva da gestão de APIs.

Desde seu lançamento, ficou claro que o Amplify Enterprise Marketplace da Axway, por exemplo, precisava ser capaz de lidar com mais do que apenas APIs REST ou WSDL. Mais pessoas estão interessadas em arquiteturas baseadas em eventos, muitas vezes no contexto de fornecer informações aos interessados que não podem ser fornecidas em tempo real ou em que a função da comunicação em si não é instantânea.

Este tipo de padrão de comunicação não é adequado para as típicas APIs REST (Síncronas), que geralmente retornam dados instantaneamente. E é aqui que se encaixam as APIs baseadas em eventos, também conhecidas como APIs Assíncronas.

Você pode pensar da seguinte maneira: quando faz uma requisição síncrona, você obtém dados de um servidor, mas pode usar uma solicitação assíncrona para pedir ao servidor para enviar os dados para você.

Nos últimos anos, as APIs baseadas em eventos ganharam destaque porque oferecem uma excelente solução para alguns pontos problemáticos específicos e casos de uso em nosso mundo sempre conectado e rico em dados.

Os microsserviços são outro bom caso de uso para solicitações de API assíncronas. Em vez de pesquisar novas informações, os serviços podem se inscrever em eventos que lhes interessam e receber atualizações automáticas.

Suporte para GraphQL

Em 2018, surgiu um novo estilo de API: GraphQL. Este estilo permite que você obtenha apenas o que precisa: nem mais, nem menos. E a linguagem humanizada do GraphQL torna mais fácil até para não desenvolvedores escrever e entender consultas.

Nesse cenário, o API Gateway da Axway foi enriquecido com suporte a API GraphQL no final de 2023. Assim, o Amplify Enterprise Marketplace pôde incorporar esse estilo de API também. Para isso, o Discovery Agency da Axway foi aprimorado para entender e disponibilizar esse novo estilo de API para o Service Registry.

Assim como qualquer outra API, você também pode registrar manualmente uma API GraphQL diretamente no Service Registry se nenhum Discovery Agent estiver disponível para o seu Gateway.

Uma vez disponível no Service Registry, a API GraphQL pode ser usada em um Ativo e depois empacotada e monetizada em uma API – como qualquer outro estilo de API.

Depois de publicada no Amplify Enterprise Marketplace, o consumidor pode encontrá-la, testá-la usando o editor GraphQL para validar se atende à necessidade e usá-la em suas aplicações.

A abordagem da Axway para APIs tem sido direta: oferecer uma solução flexível e adaptável, permitindo que as empresas adotem um caminho para uma maior adoção de APIs.

Autor:
Colaborador: Cirilo Bordier
Product Owner sênior, Plataforma Amplify na Axway

Leia mais

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Quero me manter atualizado

Leia também

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Por que adotar um marketplace digital para seus produtos e serviços?

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Segurança empresarial além do software: como o suporte pode definir o sucesso da sua estratégia de troca de dados

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Quero me manter atualizado

Pesquisar

Quero receber meu ebook gratuito