AxTech Logo escura

Otimize sua solução de MFT com um cloud container

Os cloud containers tornaram-se sinônimos de transformação digital. Pesquisas mostram que 86% dos líderes de TI consideram expandir o uso de contêineres uma prioridade. Uma área onde essa expansão pode ser particularmente vantajosa é o Gerenciamento de Transferência de Arquivos (MFT).

Assim como acontece com outras aplicações críticas de empresas, mover sua solução de MFT para um cloud container oferece benefícios significativos em comparação aos modelos tradicionais de implantação. É por isso que, na Axway, priorizamos a reformulação de nosso modelo clássico SecureTransport para aproveitar o valor do container para MFT.

Aqui está uma visão geral da nossa tecnologia de container para MFT e alguns dos benefícios associados a essa mudança para um MFT mais moderno.

As limitações do modelo clássico de implantação do MFT

Implantar uma solução de MFT sem cloud container começa com um processo demorado de aquisição e configuração da infraestrutura, como obtenção de instâncias EC2, máquinas virtuais ou hardware, além de coordenar com diferentes equipes para outras necessidades de infraestrutura. Pode levar muito planejamento e tempo para satisfazer todos os pré-requisitos.

Uma vez que a solução está configurada, pode ser necessário ajustar configurações para adaptar às suas necessidades específicas de clustering, protocolos, certificados ou outras opções específicas de nós. Com um modelo tradicional de MFT, você deve passar por todo o processo de configuração para cada nó do cluster.

À medida que o sistema ganha adoção e é mais amplamente utilizado, você precisa monitorar a atividade e o uso de recursos para manter a capacidade e a estabilidade da sua solução. Qualquer ajuste de dimensionamento e recursos exige que o processo de planejamento, preparação e implantação comece novamente.

Coletivamente, esses esforços manuais criam desvantagens notáveis para as empresas:

  • Tempo de lançamento reduzido
  • Maior probabilidade de erros humanos
  • Processo de atualização mais longo
  • Menor capacidade de resposta a flutuações de carga
  • Visibilidade limitada na saúde e desempenho do sistema

Como os cloud container podem ajudar sua solução de MFT

Com uma abordagem de MFT baseada em cloud container, você pode automatizar totalmente o processo de implantação e usar ferramentas de orquestração para padronizar sua implantação, economizando tempo e tornando cada etapa repetível e confiável.

Ao eliminar os esforços manuais, seus serviços de MFT podem ser muito mais ágeis. Você poderá reagir mais rapidamente às mudanças nos requisitos de negócios e continuar a oferecer o melhor serviço aos seus parceiros e clientes. Se mudanças ou atualizações de produtos forem necessárias para adotar novas funcionalidades, a automação facilita a implementação dessas alterações em diversos ambientes.

Sua organização pode optar por mudar de provedores de nuvem — digamos, de Azure para AWS. Os cloud containers de MFT oferecem essa flexibilidade.

A “conteinerização” em nuvem para MFT suporta escalabilidade rápida e fácil. Sua solução pode escalar para cima ou para baixo com base em suas cargas reais. Essa capacidade ajuda não só a garantir alta disponibilidade durante períodos de pico, mas também a economizar recursos e custos em períodos mais baixos.

Os cloud containers oferecem algumas vantagens de segurança inerentes que podem ajudar a fortalecer sua postura de segurança com MFT. Com os cloud containers isolados uns dos outros e do sistema operacional host, há menos riscos de acesso não autorizado. A repavimentação frequente possibilita superar rapidamente vulnerabilidades.

A continuidade dos negócios e a alta disponibilidade são ainda mais seguradas pelo fato de que você não depende apenas das capacidades de failover da aplicação, mas também se beneficia das capacidades de auto-recuperação da sua plataforma de orquestração.

Quando se trata de atividades operacionais rotineiras, os cloud containers de MFT podem ajudar a simplificar o processo de atualização da sua solução, garantindo a integração contínua de novas versões.

Atualizar sua solução sem tempo de inatividade e não ter que se preocupar com atualizações separadas do sistema operacional, economiza tempo e recursos para focar em tarefas estratégicas.

Os cloud containers MFT também simplificam as tarefas de gerenciamento e monitoramento ao se integrarem com seus aplicativos de infraestrutura existentes.

Imagine como você pode conectar sua solução de MFT às suas ferramentas de monitoramento de cloud container atuais para uma visão centralizada da saúde do sistema e dos aplicativos, ou como você pode automatizar cargas de trabalho comuns com ferramentas de orquestração para melhorar a produtividade e reduzir a interferência manual.

SecureTransport com cloud container

A nova arquitetura do SecureTransport apresenta funções semelhantes ao modelo clássico de implantação, mas aproveita os benefícios do cloud container.

A versão beta, lançada no Q2 de 2024, apresenta uma arquitetura de imagem multi-contêiner em que gráficos Helm podem ser usados para automatizar a implantação de clusters SecureTransport através de arquivos de configuração simples.

O escalonamento e a redução de escala, bem como a integração com seu mecanismo de orquestração Kubernetes ou monitoramento através do Prometheus, são outros diferenciais-chave em relação ao modo clássico de execução do SecureTransport.

Versões posteriores expandem essas capacidades para otimizar ainda mais a execução, manutenção e monitoramento do SecureTransport, possibilitando implantação elástica, mais automação e melhor eficiência operacional.

Autores:
Astrid Fischer

Gerente principal de Produto (MFT) na Axway

Leia mais

Transformação organizacional para soluções B2B

Segurança empresarial além do software: como o suporte pode definir o sucesso da sua estratégia de troca de dados

Quero me manter atualizado

Leia também

Transformação organizacional para soluções B2B

Segurança empresarial além do software: como o suporte pode definir o sucesso da sua estratégia de troca de dados

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Como preparar sua empresa para lacunas em cloud computing, IA e segurança cibernética

Transformação organizacional para soluções B2B

Segurança empresarial além do software: como o suporte pode definir o sucesso da sua estratégia de troca de dados

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Como preparar sua empresa para lacunas em cloud computing, IA e segurança cibernética

Quero me manter atualizado

Pesquisar

Quero receber meu ebook gratuito