Nos últimos cinco anos, o mundo da tecnologia passou por uma verdadeira revolução. Com o impacto da pandemia, instabilidade geopolítica, legislações sobre privacidade de dados e, claro, o avanço da Inteligência Artificial (IA), gerenciar dados nunca foi tão crucial para as operações empresariais e para impulsionar a verdadeira inovação nos negócios.
O uso de tecnologias para conectar aplicações intraorganizacionais e movimentar dados explodiu nos últimos anos, seja por meio de tecnologias de gerenciamento de dados ou soluções de conectividade como iPaaS (Plataformas de Integração como Serviço) ou gerenciamento de APIs. A maioria dessas soluções agora está sendo oferecida via nuvem, o que significa que estão constantemente sendo atualizadas com novos recursos e melhorias de segurança.
Porém, a mesma transformação não aconteceu de forma significativa para soluções de troca de dados interorganizacionais, como as de **Managed File Transfer (MFT)**. Para muitas organizações, as ferramentas que utilizam hoje não passaram por transformações radicais, e em grande parte, ainda são semelhantes às soluções utilizadas há cinco anos. Se essa falta de modernização continuar, a competitividade da empresa será impactada e o risco desnecessário será aumentado.
O perigo de assumir que sua solução de MFT não está quebrada
Muitas empresas que acreditam que suas soluções de MFT não estão quebradas porque ainda funcionam corretamente podem estar cometendo um erro crítico.
De acordo com a pesquisa AI-Enhanced Connectivity Automation Survey da IDC (junho de 2024), 35,4% das organizações de todos os tamanhos que utilizam soluções MFT as implementaram há mais de cinco anos. Quando os dados são filtrados para organizações de grande porte, esse número sobe para 56,1%, o que significa que há muitas implantações de MFT desatualizadas no mercado.
Com a evolução constante do software e a consolidação do mercado de MFT, é extremamente provável que algumas dessas empresas estejam gastando mais do que o necessário para gerenciar o MFT, não aproveitando todas as oportunidades que essas soluções oferecem ou, ainda pior, estejam rodando um software desatualizado para capacidades críticas de troca de dados com seus parceiros de negócios estratégicos.
Preocupações com soluções de MFT desatualizadas
A maioria das empresas tem sérias preocupações com as soluções de MFT desatualizadas, atualmente implantadas. O gráfico a seguir mostra que a facilidade de uso e a falta de novos recursos são as principais preocupações, especialmente para as organizações de grande porte.
Empresas de médio porte estão preocupadas com a adequação de suas soluções desatualizadas para o ecossistema de troca de dados, além da facilidade de uso. Elas também admitem que possuem poucos recursos internos com conhecimento profundo para operar a solução de forma eficiente.
A incapacidade de utilizar ou confiar efetivamente nas soluções está impedindo essas empresas de alcançar uma troca de dados mais profunda no ecossistema, o que é necessário para manter a competitividade e garantir que o contexto adequado para IA e estratégias de automação estejam disponíveis.
As soluções de MFT desatualizadas estão quebradas?
É possível que muitas dessas soluções de MFT desatualizadas realmente estejam quebradas, e o pior é que essas soluções são tão desafiadoras para se usar que muitas organizações simplesmente não têm certeza disso.
Mas, mesmo que essas soluções pareçam seguras e funcionando, as empresas precisam se fazer algumas perguntas-chave:
- Estamos confiantes de que a solução está funcionando de forma otimizada?
- A solução está protegida contra as últimas formas de ataque?
- Estamos conseguindo aproveitar as capacidades modernas para simplificar a implantação, monitoramento e observabilidade das necessidades de troca de dados?
- Podemos gerar mais valor para o negócio aproveitando uma solução MFT moderna para as necessidades de troca de dados existentes e novas?
- O ecossistema da solução MFT está pronto para suportar os próximos casos de uso exigidos por nossos fornecedores e clientes?
A necessidade de tecnologias de troca de dados, como MFT, está crescendo à medida que mais organizações adotam uma abordagem de ecossistema para a gestão de experiências. A IDC acredita que o mercado de MFT precisa passar por uma renovação significativa para atender às necessidades empresariais no futuro, e que a adoção dessas tecnologias continuará a crescer.
Autor
Shari Lava
Diretor Sênior de AI e Automação na IDC