Assim como em uma partida de futebol, as empresas fazem trocas contínuas de dados. Tratam-se de jogadas precisas (pensar na entrega bem-sucedida de dados) e estar atento ao mercado (jogo). Assim como o treinador, as empresas precisam ter uma defesa forte para que não haja vulnerabilidades no MFT (Managed File Transfer ou Transferência de Arquivos Gerenciadas) a serem exploradas.
O sucesso do jogo de troca de dados depende da segurança. Nos últimos anos, violações de dados e ataques cibernéticos atingiram patamares nunca antes vistos – o que torna o MFT seguro ainda mais crítico.
Neste vídeo da Axway, a empresa explica detalhadamente sobre a segurança do MFT e como isso funciona na prática.
Manufatura, Varejo e Logística
A troca segura de dados é uma parte importante do fluxo que ajuda as cadeias de suprimentos a funcionarem. As informações precisam fluir entre fornecedores, fabricantes e varejistas. A transferência de arquivos segura acelera os cronogramas de produção, minimiza interrupções e otimiza a gestão de estoques. Ao mesmo tempo, as informações sensíveis permanecem seguras.
Saúde
Hospitais, clínicas e empresas de seguros trocam diariamente grandes fluxos de dados médicos, registros de pacientes e segurados. Sob regulamentações rigorosas das legislações brasileiras, como a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados), a privacidade do paciente é fundamental. O MFT seguro protege os dados de saúde enquanto garante uma transferência eficiente de arquivos. A entrega adequada garante diagnósticos, tratamentos e reclamações de seguros mais rápidos.
Bancos e Serviços Financeiros
FSI ou Serviços Financeiros é a principal área onde a confidencialidade é crucial. A segurança deve ser a principal preocupação ao trocar arquivos financeiros, como registros de transações e o MFT seguro mantém essa integridade de acordo com as conformidades regulatórias. Esse benefício ajuda a aumentar a credibilidade das instituições financeiras – um setor bastante avançado no Brasil.
Engenharia e construção
A execução bem-sucedida de projetos de engenharia e construção depende da entrega de toda uma documentação técnica. Engenheiros podem precisar colaborar em arquivos CAD e as equipes de construção podem precisar de acesso a plantas de construção. Em qualquer cenário, esses arquivos grandes precisam de criptografia. Dessa forma, as informações técnicas permanecem seguras durante todo o projeto.
Setor público
Para fins de transparência, as entidades governamentais frequentemente estão envolvidas em iniciativas que requerem compartilhamento de dados. A entrega exige uma plataforma de MFT segura com criptografia e governança robustas. Essas medidas garantem conformidade com o LGPD e outras leis brasileiras, não apenas de proteção de dados, como também antifraude e contra espionagem.
Gás e Energia
A indústria de petróleo, gás e energia depende da troca de arquivos de dados geológicos e de levantamento das áreas. Antes que as atividades de exploração comecem, diferentes entidades precisam colaborar entre si – ainda mais em um país com uma enorme biodiversidade como é o caso do Brasil. As transferências de dados apoiam esses esforços – o foco no monitoramento de energia em tempo real também está crescendo. O MFT seguro é ainda mais fundamental para a eficiência energética e o cumprimento de requisitos regulatórios.
Hoje, segurança e conformidade para arquivos de dados críticos não são negociáveis e uma das empresas atuantes no Brasil é a Axway – um dos provedores de MFT seguro com um histórico comprovado que atende às regulamentações brasileiras.
Autor
Paul Lavery
Diretor Director, Product Line for Managed File Transfer (MFT) na Axway