Até 2025, estima-se que 85% das empresas terão adotado o princípio do “cloud-first” para liberar recursos de TI e possibilitar eficiências operacionais e de custo.
Em meio à crescente adoção de serviços em nuvem, os produtos de transferência de arquivos gerenciados (MFT) ampliaram suas capacidades de hospedagem além dos serviços locais ou popularmente conhecidos como on-premises. As soluções modernas de MFT podem ser implantadas em uma infraestrutura baseada em nuvem, construída para escalabilidade e exigindo intervenção mínima de TI.
Ao contrário das soluções locais, os servidores de MFT em nuvem são tipicamente de propriedade, operados e mantidos por um provedor terceirizado. Compatibilidade, atualizações e medidas de segurança são tratadas pelos provedores de serviços em nuvem, reduzindo o trabalho das equipes internas de TI para permitir a transferência segura de arquivos via MFT. Sem a necessidade de servidores físicos no local e sem software para atualizar, é mais rápido e menos custoso iniciar e executar suas soluções de MFT.
Os produtos de MFT baseados em nuvem podem ser configurados de várias maneiras – e essa escolha de configuração impacta onde as responsabilidades recaem e os benefícios que as empresas podem esperar.
MFT em nuvem privada
Quando as soluções de MFT são implantadas em um ambiente de nuvem privada, as empresas combinam os controles de uma configuração local com a vantagem de uma segurança e desempenho melhorados. Com uma infraestrutura dedicada a uma única organização, também conhecida como abordagem de locatário único, os administradores podem manter a propriedade completa do ambiente de compartilhamento de arquivos e intervir rapidamente por motivos de conformidade e outros motivos comerciais.
Com base no grau de controle que recai sobre as empresas, o MFT para nuvem privada requer mais manutenção dos administradores de TI – incluindo quando a escalabilidade é necessária. A natureza única da infraestrutura também torna mais caro e difícil de implantar.
Com o controle elevado que um ambiente de nuvem privada oferece para a transferência de arquivos gerenciada, agências governamentais e instituições financeiras frequentemente utilizam essa abordagem para compartilhar informações altamente sensíveis e têm protocolos de segurança rígidos em torno da proteção de dados.
MFT em nuvem pública
Em um ambiente de nuvem pública, um provedor terceirizado supervisiona o hardware, o software e a infraestrutura de suporte para soluções de MFT. Isso elimina a necessidade de manutenção interna de TI e permite escalabilidade sob demanda para atender às crescentes necessidades de transferência de arquivos gerenciada – por exemplo, aumentando a capacidade do servidor MFT para lidar com mais compartilhamentos de arquivos.
Como as nuvens públicas compartilham recursos com várias organizações, o que muitas vezes é referido como abordagem de vários locatários, as empresas têm menos controle sobre a infraestrutura de transferência de arquivos gerenciada e menos opções de personalização.
Uma maneira fácil de pensar é que a abordagem de vários locatários (público) é equivalente ao compartilhamento de corridas do Uber X, enquanto o locatário único é mais como um Uber Lux: uma nuvem privada com poder computacional dedicado para um único cliente.
MFT em nuvem híbrida
Enquanto algumas empresas estão prontas para se comprometer totalmente com o MFT em nuvem, outras estão procurando um meio-termo entre soluções on-premises e em nuvem – seja uma questão de custo, regulamentações ou simplesmente preferência. Um ambiente de nuvem híbrida permite que os dois operem em conjunto.
Ao implantar soluções de MFT em uma nuvem híbrida, as empresas podem mover processos específicos para a nuvem pública para permitir escalabilidade e flexibilidade, enquanto fazem backup seguro de dados sensíveis em um ambiente de nuvem local ou privada mais controlado. Arquivos locais e em nuvem podem ser compartilhados com segurança, com a capacidade de transferir arquivos entre esses ambientes de forma segura.
Por exemplo, suponha que sua empresa queira executar aplicações MFT localmente, mas tenha a capacidade de transferir esses processos para a nuvem quando as demandas computacionais aumentarem. Ou talvez você queira sincronizar arquivos entre sua nuvem privada e uma nuvem pública para acesso e uso de seus colegas globais. A implantação de MFT em nuvem híbrida suporta ambos os cenários.
MFT como serviço ou SaaS
Enquanto os provedores de serviços em nuvem mantém uma infraestrutura, que eles possuem, para atender às empresas e hospedar seus dados (você provavelmente já ouviu falar da Amazon Web Services – AWS, Microsoft Azure, Google Cloud ou OVH Cloud), provedores de serviços em nuvem gerenciados adicionam suporte de TI abrangente a estes serviços.
Eles não necessariamente hospedam os dados eles mesmos: em vez disso, podem comprar espaço de um grande provedor de nuvem no qual executam seus serviços, ou camada de seus serviços sobre um provedor de nuvem já retido pelo cliente. Isso permite que o cliente mantenha o controle total sobre onde seus dados são hospedados, o que pode ser essencial se estiverem sujeitos a requisitos de regulamentações locais.
Em uma era em que as empresas se concentram em reduzir o tempo de inatividade, o serviço em nuvem gerenciado para produtos via MFT tende a ser a solução que faz mais sentido. Com uma equipe de especialistas à disposição para ajudar a gerenciar as complexidades da gestão de API, integração B2B e todo o ecossistema de transferência de arquivos gerenciados, as empresas podem possibilitar movimentos mais rápidos para a nuvem, aumentar a confiabilidade e minimizar os riscos.
A migração para a nuvem pode acontecer em uma fração do tempo, enquanto a atividade flutuante ligada ao aumento dos volumes de dados ou às mudanças nos requisitos regulatórios pode ser efetivamente tratada na hora – sem qualquer envolvimento das equipes internas de TI. Esse grau de eficiência permite que os departamentos de TI permaneçam focados em objetivos comerciais maiores.
Autor:
Colaborador: Emmanuel Vergé
Diretor Sênior de Marketing de Produtos e Soluções na Axway