Eu entendo. Você provavelmente está pensando: “Transferência de arquivos na nuvem? Já temos uma solução MFT que atende a todas as nossas necessidades. Por que mexer nisso agora?”
Grandes organizações que dependem de MFT (Managed File Transfer) têm equipes dedicadas e maduras. Elas investiram tempo e recursos para construir um processo bem estruturado – e realmente não querem mudá-lo.
Por outro lado, a complexidade das operações de MFT está crescendo, assim como o volume de transferências. Você pode estar embarcando em uma jornada arriscada sem nem perceber. Aqui está o porquê de uma solução de transferência de arquivos gerenciada na nuvem ser provavelmente a melhor resposta para os requisitos empresariais de modernização, segurança, conformidade e resiliência.
Estamos todos em uma marcha forçada para a nuvem
Você pode em breve ter pouca escolha sobre a adoção da nuvem. Pode estar enfrentando um anúncio de EOS/EOL (Fim de Suporte/Fim de Vida Útil) ou padrões de segurança em rápida mudança. Pode parecer um pouco estranho falar sobre modernização da nuvem em 2024, já que isso é praticamente uma realidade consolidada.
Mas para o MFT, isso é uma mudança substancial: você não move o encanamento de uma casa da noite para o dia, e é isso que o MFT representa. O MFT é a base de todos os fluxos de transferência de dados que existem nas empresas há décadas, e interromper isso e modernizar aproveitando a tecnologia da nuvem não é uma tarefa simples.
Ao mesmo tempo, em 2024, as empresas veem a migração para a nuvem não apenas como uma medida de economia de custos, mas como um catalisador crucial para inovação, agilidade e sucesso em vários setores. Outros motivadores e benefícios da adoção da nuvem incluem:
- IA-como-Serviço:
Na corrida para aproveitar a IA, os serviços em nuvem oferecem uma rápida resolução – um “playground” rápido e com grande disponibilidade para suas equipes se envolverem e inovarem.
- Aumento da adoção e benefícios da computação sem servidor:
Ainda está em estágios iniciais para o espaço de transferência de arquivos, mas é um tópico de conversa crescente. A computação sem servidor ajuda a reduzir o fardo de gerenciar infraestrutura, o que é significativo.
- Computação em nuvem sustentável:
Estamos vendo grandes melhorias por parte dos fornecedores em relação aos compromissos de carbono zero, permitindo que as empresas aproveitem melhor a nuvem para alcançar seus objetivos de sustentabilidade.
Não se trata apenas de mover seu MFT para a nuvem. Trata-se de usar essa oportunidade para modernizar e limpar suas integrações. Vemos esse foco significativo em nossa base de clientes das seguintes maneiras:
- Disrupção organizacional, com mudanças na liderança entusiasta da nuvem nos níveis mais altos;
- Iniciativas agressivas de nuvem com cronogramas que exigem mudanças e disrupções monumentais em 2-4 anos (acompanhadas por muitos pedidos de recursos na nuvem);
- Requalificação, exigindo investimentos pesados em capacitação de equipes para suportar tecnologia de nuvem;
- Nova competição de hyperscalers nativos da nuvem sendo considerados como uma substituição viável;
- Finalmente, atingimos um ponto de inflexão onde os gastos com nuvem estão começando a superar os gastos tradicionais, não relacionados à nuvem, e estamos em uma trajetória que deve crescer agressivamente nos próximos anos.
A modernização da nuvem requer suporte especializado contínuo
É apenas uma questão de tempo antes de você se encontrar em uma situação difícil à medida que as aplicações empresariais movem suas operações para a nuvem.
A boa notícia é que não é uma proposição preto no branco. Grandes organizações maduras são melhor atendidas por uma solução dedicada e de alto nível em nuvem. Mas a nuvem tem muitas cores.
A realidade emergente hoje é que as empresas precisam de soluções que funcionem em um modelo de nuvem híbrida. Elas têm uma mistura de sistemas legados que continuam a operar on-premises, que precisam se interconectar com a nuvem, seja ela single ou multi-tenant, independentemente do fornecedor.
Hoje, 4 em cada 5 empresas utilizam vários provedores de IaaS ou PaaS, tornando a nuvem híbrida uma necessidade padrão.
Na maioria das grandes empresas, ninguém quer se casar com um único fornecedor, então ser capaz de operar em cenários multi-cloud está se tornando o padrão arquitetônico – especialmente com considerações como SecNumCloud ou nuvem soberana em regiões específicas.
Você realmente quer estar no negócio de gerenciamento de riscos?
O volume de transações está explodindo para atender às novas experiências digitais que seus clientes esperam. Enquanto isso, as ameaças de cibersegurança surgem quase diariamente, ao mesmo tempo que você lida com uma conformidade regulatória mais rigorosa e preocupações mais urgentes de governança de TI, soberania da nuvem e SLAs.
Ah, e há também a escassez de talentos em TI para enfrentar. Você pode se dar ao luxo de gastar tempo e recursos fazendo tudo isso? Você realmente quer continuar a internalizar recursos e habilidades para gerenciar toda essa complexidade?
A verdade é que nunca houve uma nuvem mais segura. Todos os principais provedores investiram fortemente para construir melhores capacidades de segurança e resiliência para ganhar mais confiança e certeza.
Especialmente com as evoluções em torno da computação em nuvem segura quântica entrando em vigor em 2024, está se tornando cada vez mais viável para as empresas considerarem a nuvem como um lugar que elas podem aproveitar e usar seus dados com segurança.
Com uma solução MFT operada para você na nuvem, você não precisa se preocupar em ter as habilidades e a expertise internas para gerenciar essas operações complexas.
Serviços gerenciados como MFT na nuvem estão começando a fazer muito sentido
O MFT precisa ser uma parte integral do seu processo geral de transformação digital, e você não pode ter transformação digital sem a nuvem. O mundo está se movendo para adotar um modelo SaaS (Software como Serviço), por isso acredito que o MFT de amanhã será um MFT na nuvem terceirizado, gerenciado por um fornecedor especialista em nome de seus clientes.
Autor
Colaborador: Emmanuel Vergé
Diretor Sênior de Marketing de Produtos e Soluções na Axway