Como modernizar suas operações, sem abrir mão de investimentos feitos em infraestrutura on-premises?
A resposta para muitas organizações tem sido a adoção de uma arquitetura híbrida, que permite combinar a flexibilidade da nuvem com a estabilidade e segurança dos sistemas locais. Nesse cenário, empresas como a Axway se destacam por oferecer soluções que atendem justamente essa demanda, permitindo que as empresas aproveitem o melhor dos dois mundos.
Arquitetura híbrida permite que as organizações operem simultaneamente em ambientes de nuvem e locais.
Com uma abordagem flexível, a arquitetura híbrida permite que você decida quais aplicações e dados são mantidos localmente (por motivos de segurança, regulamentação ou legado) e quais podem ser movidos para a nuvem, maximizando os benefícios de ambas as abordagens. Ela também proporciona maior controle sobre os dados e permite que a sua empresa escale as operações de maneira mais eficiente.
Isso é particularmente importante em setores que demandam alta conformidade com normas regulatórias, como saúde e finanças, onde os requisitos de segurança e privacidade são rigorosos.
Benefícios de escalabilidade e segurança
A arquitetura híbrida permite que as empresas movam cargas de trabalho para a nuvem conforme necessário, garantindo que a infraestrutura de TI acompanhe o crescimento da empresa. Além de criar redundâncias que garantem a continuidade dos negócios em caso de falhas, seja no ambiente local ou na nuvem – em situações de interrupções, os dados e operações podem ser redirecionados para o ambiente disponível, garantindo um nível de serviço contínuo.
Alguns setores precisam manter certos dados em ambientes específicos por questões de regulamentação. A arquitetura híbrida oferece a possibilidade de armazenar esses dados on-premises, garantindo a conformidade regulatória, ao mesmo tempo que utiliza a nuvem para outros recursos e operações.
Mas então, qual é o desafio na implementação de uma arquitetura híbrida
Além do planejamento, sem uma estratégia clara de integração e coordenação, os dados podem se tornar fragmentados, dificultando a análise e o uso eficiente das informações.
Outro desafio está na criação de uma política de segurança coesa entre ambientes híbridos – o que pode ser complexo. As equipes de TI precisam gerenciar permissões, acessos e monitoramento tanto na nuvem quanto no local, o que demanda ferramentas robustas. Alinhar o ambiente híbrido às regulamentações pode exigir controles específicos, como proteção de dados e conformidade com normas locais e internacionais. É fundamental que a infraestrutura suporte essas exigências de maneira integrada.
Como a Axway facilita a arquitetura híbrida
A Axway tem se destacado como uma parceira estratégica para empresas que buscam adotar uma arquitetura híbrida eficiente. A empresa oferece uma plataforma robusta que permite a integração fluida entre sistemas on-premises e na nuvem, proporcionando uma experiência unificada de gerenciamento e segurança.
O Amplify Integration da Axway é projetado para suportar ambientes híbridos com uma abordagem centrada em APIs e microsserviços. Ele facilita a criação de integrações personalizadas entre a nuvem e sistemas locais, permitindo que as empresas conectem rapidamente seus dados e aplicativos, independentemente do ambiente em que estejam.