No dia 5 de agosto foi celebrado o Dia Nacional da Saúde – uma data para olharmos para além da importância dos cuidados com o bem-estar. O papel crescente da tecnologia na evolução do setor, por exemplo, tem sido um ganho para pacientes e profissionais da área.
A digitalização da saúde envolve a adoção de tecnologias que permitem a integração de dados, melhoria de processos internos e oferta de um atendimento mais ágil e personalizado.
Um caso interessante é o da Unimed Nacional – o maior sistema de cooperativas de saúde do Brasil e do mundo – que, com o apoio da Axway, destaca-se nessa transformação com o uso da Plataforma Amplify, um sistema que além de integrar os dados de maneira eficiente e segura, otimiza a gestão deles.
Avanços tecnológicos
Um dos maiores desafios enfrentados neste caso foi a própria integração de dados provenientes de diversas fontes, além da operadora de saúde, como os hospitais próprios da Unimed Nacional. A fragmentação das informações pode dificultar a visualização completa do histórico de saúde dos pacientes e a gestão eficaz dos serviços.
Para enfrentar esses desafios, a Unimed Nacional adotou a Plataforma Amplify da Axway, uma robusta solução de gerenciamento de APIs, que facilita a integração, controla e monetiza APIs de maneira segura e eficiente, oferecendo uma visão unificada dos dados e melhorando a comunicação entre diversos sistemas de informação.
De acordo com Daniel Rosa, Gerente de Arquitetura e Soluções de TI da Unimed Nacional, com a Amplify, a empresa eliminou silos de informação, permitindo uma visão holística dos dados. Isso facilita o acesso a informações críticas em tempo real, melhorando a precisão e rapidez das decisões, e acelera o processo de transformação digital. A plataforma também oferece recursos avançados de segurança, protegendo dados de saúde contra acessos não autorizados e ciberataques, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Destaco ainda que através do Amplify conseguimos fortalecer a nossa governança ágil para desenvolvimento e reuso das APIs, impulsionando a nossa estratégia API-First.” – Daniel Rosa
Benefícios da transformação digital
A integração e disponibilidade aprimoradas dos dados permitem que profissionais de saúde tenham acesso a um histórico completo dos pacientes, proporcionando um atendimento mais ágil e preciso. A automação de processos e a integração de sistemas resultam em redução de custos operacionais e aumento da eficiência dos serviços prestados, traduzindo-se em melhor uso dos recursos e maior capacidade de atendimento.