Não é exagero afirmar que transferências seguras de arquivos e dados são uma prioridade em praticamente todos os lugares atualmente. Desde credenciais roubadas ou comprometidas até ataques internos maliciosos, vulnerabilidades zero-day ou configurações incorretas na nuvem, equipes de Managed File Transfer (MFT) enfrentam uma crise de violação de dados sem precedentes.
Com bilhões de reais em jogo para proteger informações valiosas e sensíveis, confiar na solução de MFT gerenciada é mais importante do que nunca.
Muitos provedores estão aprendendo, da maneira mais difícil, que a segurança é uma responsabilidade compartilhada e que é crucial implementar um framework eficaz para proteger e agir de forma proativa.
Adoção crescente de MFT na nuvem
As empresas precisam inovar e crescer sem interrupções inoportunas e incidentes. O MFT moderno oferece uma maneira confiável de transferir dados críticos, internos e externos, com recursos de segurança integrados, como a criptografia de dados.
Além disso, novos controles e arquiteturas estão acelerando a entrega de serviços de MFT. Evitar qualquer tempo de inatividade nas operações de MFT por meio de automação Sys/DevOps tornou-se uma exigência prioritária.
No contexto da transformação digital, as soluções de MFT baseadas na nuvem fazem sentido por conta de sua:
- Escalabilidade.
- Flexibilidade.
- Custo-benefício.
Soluções de MFT na nuvem são gerenciadas por terceiros, o que reduz a necessidade de manutenção e atualizações por equipes internas de TI. Elas oferecem configurações rápidas e eficientes com opções flexíveis de implantação na nuvem.
Ainda assim, muitas vezes surgem dúvidas em relação à segurança dessas soluções, como acontece com outras ofertas baseadas em nuvem.
Quão seguro é o MFT na nuvem?
Muitas pessoas acreditam que informações são mais seguras quando armazenadas localmente do que em data centers gerenciados por grandes provedores de nuvem. Porém, a realidade é que dados armazenados em laptops, que podem ser facilmente roubados, estão mais expostos a riscos do que aqueles hospedados em grandes provedores de nuvem, como AWS ou Azure.
Esses provedores contam com equipes de especialistas de classe mundial que criam infraestruturas capazes de atender aos mais rigorosos padrões de segurança. Além disso, serviços gerenciados de MFT oferecem equipes dedicadas a proteger sua empresa contra as ameaças mais recentes.
Recursos de segurança do MFT moderno
As soluções modernas de MFT evoluíram para incluir:
- Criptografia de ponta a ponta: protege dados em trânsito e em repouso.
- Trilhas de auditoria: garantem rastreabilidade para conformidade regulatória.
- Alertas em tempo real: informam sobre eventos críticos, como falhas ou transferências concluídas.
- Monitoramento centralizado: oferece visibilidade completa sobre todas as transferências de arquivos.
- Integração com APIs: simplifica configurações e integrações por meio de conectores intuitivos.
Práticas recomendadas para o MFT seguro na nuvem
Para garantir a segurança em uma solução de MFT na nuvem, siga estas práticas:
- Controles de acesso e criptografia: restringir o acesso e proteger dados sensíveis.
- Auditorias regulares: identificar e corrigir vulnerabilidades.
- Modelo Zero Trust: autenticação contínua e segmentação.
- Atualizações constantes: manter o software atualizado para evitar brechas de segurança.
Liderando a segurança em MFT
Com mais de uma década de experiência em MFT gerenciado na nuvem, a Axway é uma das principais empresas do setor que oferece uma plataforma capaz de processar milhões de arquivos diariamente com um histórico sólido de segurança e resiliência.
Suas soluções são hospedadas na AWS ou Azure, garantindo flexibilidade e conformidade. Além disso, a interface intuitiva da Axway permite que usuários configurem transferências sem necessidade de programação complexa, enquanto monitoram proativamente possíveis interrupções. A Axway protege sua empresa contra ameaças de segurança baseadas na nuvem, vulnerabilidades e intrusões com práticas de segurança de ponta e uma forte abordagem de ciclo de vida de desenvolvimento seguro.
por Paulo Lavery
Diretor Sênior, Linha de Produtos para Transferência Gerenciada de Arquivos (MFT) na Axway
Meetesh Patel
Vice-presidente e gerente geral, transferência gerenciada de arquivos