A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de práticas sustentáveis está transformando o modo como as empresas operam, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Nesse cenário, a compensação da pegada de carbono surge como uma estratégia essencial que une ações diretas para a preservação do planeta e negócios que buscam minimizar seu impacto ambiental, promovendo um futuro mais sustentável.
Mas o que é a compensação de pegada de carbono?
O conceito envolve a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidas por uma empresa. Isso pode ser feito através de várias iniciativas – como o financiamento de projetos de energia renovável, reflorestamento e a conservação de florestas, que absorvem CO₂ da atmosfera.
Esse processo não apenas ajuda a mitigar o impacto ambiental, mas também demonstra o compromisso das empresas com a sustentabilidade, sinalizando para uma parcela cada vez maior e consciente de consumidores e de órgãos de regulamentos governamentais.
Axway e Sustentabilidade
Um dos maiores exemplos no setor de tecnologia é a Axway, que atua na vanguarda da inovação sustentável – uma de suas soluções, a Plataforma Axway Amplify API Management, permite que empresas integrem suas APIs de maneira eficiente, melhorando a comunicação entre sistemas e reduzindo a necessidade de infraestrutura adicional. Essa eficiência não só diminui custos, mas também reduz o consumo de energia, contribuindo para um uso sustentável do recurso.
“O propósito de soluções da Axway, quando vendemos para setores de telefonia, água, luz, pedágio, manufatura ou de saúde pública, é o de melhorar a eficiência operacional, para poder fazer melhor uso dos recursos. Hoje é muito comum resolver problema a distância, com acesso remoto do equipamento. A integração dessa tecnologia é onde a Axway oferece o maior valor agregado”, ressalta Marcelo Ramos, SVP & General Manager da Axway na América Latina, em entrevista recente ao Meio & Mensagem.
Benefícios e o futuro verde
Segundo a International Data Corporation (IDC), os investimentos em ESG nas empresas de tech devem crescer de US$37,7 bilhões aplicados em 2023 para cerca de US$65 bilhões em 2027. Estima-se que a maior parte seja destinada à sustentabilidade, com estratégias, operações, modelos de negócio e capital humano.
A combinação de inovação tecnológica com iniciativas como a de compensação de carbono cria um caminho viável para empresas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais consciente e regulamentado.