Empresas em todo o mundo estão migrando para a nuvem. Elas estão buscando soluções modernas para ajudar a acompanhar as necessidades de hoje e de amanhã. Um estudo de 2023 com executivos de TI em 850 empresas descobriu que quase 70% das empresas começaram a migrar suas operações para a nuvem no último ano. Mas muitas estão descobrindo que não têm os especialistas em EDI de que precisam para tornar essas migrações tão bem-sucedidas quanto poderiam ser.
A adoção da nuvem está cada vez mais rápida
Empresas em todo o mundo estão acelerando sua mudança para a nuvem. Desde o trabalho remoto se tornando a norma até a necessidade de apertar os orçamentos ou preocupações com segurança e escassez de talentos, muitas empresas estão migrando para a nuvem para sustentar o negócio.
Um estudo recente sobre o estado da nuvem mostrou que 80% das empresas pesquisadas usam nuvens pública e privada para seus negócios. Quase 90% disseram que adotaram uma estratégia de várias nuvens.
Enquanto isso, a Pesquisa de Estratégia Open Everything da Axway descobriu que 1/3 dos tomadores de decisão de TI estão usando um provedor de serviços de nuvem gerenciada como parte de sua estratégia.
Esses negócios migraram para a nuvem para reduzir custos, melhorar a entrega de serviços e fortalecer a segurança em torno de suas transações B2B. Eles também desejam poder dimensionar sua infraestrutura de TI nos próximos anos.
Sistemas EDI legados estão mostrando sua idade
Você pode ainda se perguntar se sua organização está pronta para fazer a transição para a nuvem. Talvez você esteja preocupado com a perda de controle e visibilidade ou navegando em águas desconhecidas com uma nova solução de nuvem B2B.
No entanto, permanecer fortemente dependente de processos de EDI legados também apresenta grandes riscos.
Os líderes de TI empresariais precisam avaliar o custo total de propriedade e os riscos envolvidos em continuar com um sistema EDI completo. À medida que o volume de tráfego EDI continua a aumentar exponencialmente, junto com o número de parceiros comerciais em nuvem B2B, seu sistema EDI deve ser capaz de dimensionar de acordo.
A dura realidade é que muitos sistemas EDI legados estão chegando ao fim de suas vidas úteis. Os executivos de TI enfrentam o desafio de justificar os altos custos e a complexidade de operar, manter e contratar esses sistemas.
Não há especialistas em EDI suficientes
Existem outros riscos em manter o status quo do EDI de sua empresa. Esses riscos incluem a possível perda de veteranos de TI experientes que lidaram com seus sistemas por anos. Esses trabalhadores especializados internos conhecem seus sistemas EDI por dentro e por fora. O que acontece com seu sistema EDI quando eles se aposentam?
Os trabalhadores mais jovens de TI podem não ter a base de conhecimento ou a inclinação para trabalhar com uma tecnologia ‘antiga’. Esses funcionários mais jovens provavelmente estão mais inclinados a trabalhar com capacidades de nuvem. Se sua empresa não estiver fazendo algum progresso na adoção da nuvem, você também pode correr o risco de perder bons funcionários para outras empresas.
Ao mesmo tempo, há uma necessidade de injetar soluções orientadas por API em seus processos. O ecossistema B2B moderno requer a combinação de novas soluções e expertise em nuvem EDI e API para apoiar a mudança organizacional. Dessa forma, as empresas podem impulsionar a inovação e a integração mais rapidamente. Um sistema EDI legado não oferece uma infraestrutura pronta para API ou a expertise para gerenciar APIs em um ambiente de nuvem gerenciada colaborativo.
Hesitação no mercado
Ao falar com empresas sobre esse tema, notei alguma hesitação em relação à adoção da nuvem. A migração para uma plataforma de integração em nuvem B2B traz preocupações comuns sobre custos, segurança e possíveis interrupções na continuidade dos negócios. Ainda assim, outras empresas expressaram que não têm o talento humano interno para impulsionar tal adoção de nuvem B2B para a empresa.
A migração para a nuvem B2B é um projeto desafiador para qualquer organização. Há cada vez mais requisitos necessários para garantir segurança e conformidade. Os tomadores de decisão de TI também estão preocupados em como as ameaças cibernéticas podem comprometer a privacidade dos dados e criar problemas de segurança.
As organizações precisam de um provedor de serviços para lidar com o desafio de integração e preencher o papel de especialistas internos. Isso elimina a hesitação sobre ter os recursos internos certos para lidar com essa mudança.
É exatamente por isso que encontrar o parceiro certo para gerenciar suas integrações em nuvem B2B deve ser uma prioridade agora: terceirizar suas operações B2B para especialistas em EDI confiáveis permite que você reduza o risco e facilite a mudança eficiente.
Faça a mudança para a nuvem em seus próprios termos
Muito tem sido escrito sobre como a adoção da nuvem torna sua organização mais escalável e flexível. Isso é absolutamente verdade.
Graças à nuvem, as empresas podem reduzir custos, alcançar níveis mais altos de transparência e flexibilidade, fortalecer a segurança e se tornar mais eficientes na entrega de serviços e recursos para atender às demandas de infraestrutura e negócios.
No entanto, a forma como você adota a nuvem também pode ser flexível. Umas das soluções mais eficazes hoje é a plataforma de Integração B2B da Axway, que oferece várias opções de mudança do seu B2B/EDI para a nuvem. Você pode fazer a transição em etapas ou delegar partes de suas operações EDI no início. Além disso, sua equipe pode mover qualquer implementação na nuvem de volta para on-premises no futuro.
Além disso, você não está restrito a um único caminho tecnológico, como EDI ponto a ponto, EDI baseado na web, VAN ou conectividade API. Em vez disso, a plataforma de Integração B2B da Axway oferece a flexibilidade para controlar todos eles e aplicar a tecnologia certa a cada relacionamento de parceiro único.
Especialistas em EDI são parceiros confiáveis para ajudar a preparar sua empresa para o futuro
Soluções como as da Axway ajudam empresas ao redor do mundo a implementar de forma segura na nuvem – desde organizações de saúde à manufatura, governos e consultoria em logística. Essas migrações modernizam e expandem seus ecossistemas de integração com sucesso.
Os especialistas em EDI da Axway, por exemplo, trabalham com parceiros para gerenciar a operação diária de seus ambientes, resultando em maior tempo de atividade, melhores SLAs e integração mais rápida, enquanto reduzem os custos operacionais. Além de fornecer recursos para atender a demanda crescente de sua empresa – realize mais transações, reforce seus processos tradicionais de EDI (seja via EDI ponto a ponto, VAN ou um portal de fornecedores EDI), aproveite e integre com novos processos baseados em API ou expanda geograficamente.
Autor:
Colaborador: JB Bentz
Vice-presidente e gerente geral de integração B2B, Axway