AxTech Logo escura

A maturidade das empresas no uso das APIs

Hoje, 99,5% das empresas utilizam APIs em suas estratégias de go-to-market, com a grande maioria enxergando essas soluções como produtos, e não apenas interfaces técnicas.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Axway, aproximadamente 85% das empresas já contam com gestores de produtos dedicados para suas APIs, o que demonstra um amadurecimento no entendimento sobre a importância de tratar APIs como ativos valiosos para a geração de receita.

Essa tendência reflete o objetivo principal das empresas: a criação de novas fontes de receita e a melhoria no desempenho dos negócios, como citado por 47% dos tomadores de decisão entrevistados.

O crescimento das APIs no mercado

Apesar do avanço no uso das APIs, muitos desafios ainda permanecem. Entre os principais, destaca-se sua proliferação descontrolada, que gera dificuldades para a governança e segurança, colocando em risco o crescimento obtido pelas organizações.

Um dado alarmante é que 78% dos líderes empresariais não sabem quantas APIs suas organizações possuem. Além disso, 74% das empresas afirmam que mais de 20% de suas APIs estão “não gerenciadas”, ou seja, não possuem o controle adequado. Esse descontrole pode resultar em falhas de segurança significativas, como a presença de Zombie APIs (obsoletas, mas ainda em uso) ou “sombras” (usadas sem conhecimento ou gestão pela equipe de TI).

98% das empresas esperam um aumento no uso dessas ferramentas nos próximos 12 meses

A falta de visibilidade e de um catálogo centralizado de APIs pode amplificar as vulnerabilidades e desacelerar o crescimento das empresas – uma solução encontrada no mercado é a implementação de catálogos centralizados, que poderiam melhorar significativamente a governança e a segurança, como o Amplify Enterprise Marketplace da Axway.

Esse sistema oferece uma visão unificada de todos os produtos de API, independentemente do tipo, plataforma ou implantação.

A importância de tratar APIs como produtos

A visão de que as APIs são produtos já está consolidada na maioria das organizações. Mais da metade das empresas que participaram da pesquisa da Axway estão monetizando diretamente suas APIs, especialmente para a construção de ecossistemas externos robustos. Isso se reflete na estratégia de monetização adotada pelas empresas, sendo os mais populares – os modelos de precificação baseados em valor e no uso “pay-as-you-go”.

No Brasil, especificamente, o modelo de precificação baseado em valor é predominante, possivelmente em resposta às exigências regulatórias e à maturidade do mercado local em relação ao uso de APIs. Além disso, o país se destaca como um dos líderes globais na monetização direta de APIs, junto com os Estados Unidos.

Alinhamento entre TI e negócios

A falta de comunicação estratégica entre as equipes continua sendo um obstáculo para algumas empresas. Esse desalinhamento pode prejudicar a capacidade de monitorar o sucesso das APIs, especialmente no que diz respeito à medição de métricas importantes para o retorno sobre o investimento (ROI).

Ao adotar essas soluções, as empresas podem otimizar a segurança, a governança e o potencial de monetização, garantindo que suas APIs continuem a gerar valor de forma sustentável.

Leia mais

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Quero me manter atualizado

Leia também

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Por que adotar um marketplace digital para seus produtos e serviços?

Soluções verdes para a transformação digital do seu negócio

Transformação organizacional para soluções B2B

Segurança empresarial além do software: como o suporte pode definir o sucesso da sua estratégia de troca de dados

Como proteger APIs: comece eliminando os riscos não gerenciados na sua organização

Quero me manter atualizado

Pesquisar

Quero receber meu ebook gratuito