À medida que avançamos para uma era cada vez mais digital, o setor bancário enfrenta uma transformação sem precedentes impulsionada pela tecnologia – como a popularização dos bancos digitais e a expansão das fintechs.
No centro dessa revolução estão as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), as responsáveis pela redefinição na maneira como as transações financeiras são gerenciadas e realizadas hoje em dia, especialmente no cenário brasileiro.
As APIs estão permitindo uma maior integração entre os sistemas bancários tradicionais e as soluções de fintechs, possibilitando o surgimento e desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros – bancos podem oferecer aos clientes, por exemplo, uma experiência mais fluida, simplificando suas vidas e aumentando sua fidelidade à marca.
Impulsionando a Inovação Financeira:
Embora a abertura de dados por meio de APIs apresente desafios de segurança, os avanços em tecnologias como a autenticação de dois fatores, biometria facial e a criptografia estão ajudando a mitigar esses riscos. Além disso, as APIs estão permitindo uma maior transparência e visibilidade nas transações financeiras, ajudando os bancos a detectar e prevenir fraudes de maneira mais eficaz.
Outra vantagem para o mercado brasileiro é a integração de dados entre instituições financeiras e o varejo – sobretudo o e-commerce. Com sistemas incorporados, é permitido, por exemplo, usar todas as formas de pagamento do nosso sistema bancário: débito, crédito, Pix, transferência e boletos.
Além de possibilitar outros serviços financeiros, como a consulta de crédito e a contratação de seguros e empréstimos.
Ao facilitar a integração, melhorar a experiência do cliente, impulsionar a inovação e aumentar a segurança, as APIs estão oferecendo ao setor bancário oportunidades sem precedentes para a criação de valor.